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O Seminário Nacional NTU 2025 teve seu início nessa terça-feira, dia 12 e prossegue durante todo o dia 13, em Brasília.
Com o tema “Rotas para um Transporte Público mais Sustentável”, o evento da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) é um marco para discutir o futuro da mobilidade urbana no Brasil, focando em sustentabilidade ambiental, inclusão social e governança eficiente.
A programação inclui painéis sobre a transição energética da frota, o novo marco legal para o setor e o impacto da Inteligência Artificial na operação. Além disso, o lançamento do Anuário NTU 2024-2025, com dados inéditos e projeções para o setor até 2030. Confira aqui a programação completa: Clique Aqui.
Pouco antes da abertura oficial do evento, o diretor executivo da NTU, que também é vice-presidente da FETPESP, Francisco Christovam e Marcelo Fontana, diretor da OTM Editora, conversaram com os jornalistas sobre os temas a serem debatidos durante o evento. A mediação foi do jornalista Ulisses Bigaton.
Marcelo Fontana falou sobre as novidades apresentadas na feira, evento que ocorre em paralelo aos painéis. “Temos também, fechando o evento, o Fórum Nacional de Secretários de Transportes e a reunião de todos os secretários de transportes metropolitanos do Brasil. Esse ano ultrapassamos mil e trezentos inscritos, a parte online, que começou em 2021, já tivemos mais de quatro mil pessoas assistindo os eventos anteriores. Na exposição externa, temos ônibus elétricos e também um modelo movido a biometano. Temos muitas novidades, vale a pena todos vocês jornalistas conversarem com os expositores”, afirmou Fontana.
Na ocasião foi apresentado o Anuário NTU 2024-2025, distribuído fisicamente aos jornalistas, mas que está acessível online: Clique Aqui.
“A gente precisa de investimento, de tecnologia, de modernidade. Mas, uma coisa que a gente nunca se preocupou com ela é a comunicação, nosso serviço é estigmatizado. Aquela coisa: quem usa o transporte público é porque não tem condição social, econômica de usar o transporte individual. Ele se torna, não uma opção, mas uma obrigação. Esse é um processo, estamos começando a lidar com algumas mudanças de comportamento na sociedade. (…) Em São Paulo, fora do horário de pico, temos um transporte de primeiríssimo mundo”, afirma Christovam.
A cobertura completa do evento você confere em nossa próxima edição da Revista Sou + Ônibus.
Publicado por: Marcelo Valladão
13 de agosto de 2025
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