Notícias

Motoristas são reconhecidos pelas boas práticas operacionais

Motoristas são reconhecidos pelas boas práticas operacionais

O Grupo JCA se atenta a importância de seu quadro de motoristas ao premiar os melhores profissionais de 2024

Num universo de quase 4 mil motoristas que compõem o quadro de condutores de um dos principais conglomerados de transporte de passageiros sobre pneus do País, o Grupo JCA, 50 deles se destacaram durante o ano passado por suas performances ligadas à melhor forma de dirigir, sempre levando em consideração a segurança, o desempenho e comportamento perante as inúmeras viagens realizadas por estradas e localidades de diversas regiões brasileiras.

 

É mais do que sabido que esses profissionais do volante podem ser reconhecidos como o cartão de vista de uma empresa de ônibus ou, até mesmo, embaixadores das operadoras, afinal, estão na linha de frente da realização dos serviços, atendendo de forma direta os clientes que escolhem viajar pelos veículos das transportadoras.

 

O Programa Motorista Super Premium, desenvolvido pelo Grupo JCA, proporciona a valorização e a homenagem desses condutores desde 2018, sempre orientado por critérios que avaliam aspectos que, para muitos passam despercebidos, mas que no cotidiano são fundamentais no sucesso operacional. Segundo João Richarte, engenheiro eletrônico e coordenador da Inteligência Operacional do Grupo JCA, houve uma evolução desse contexto, desde o início, quando, ainda, as métricas avaliadas eram outras. “Entre 2018 e 2022 nós tínhamos uma visão mais simples de como avaliar nossos motoristas por poucos critérios, como o consumo de diesel e multas recebidas. Entretanto, muita coisa mudou e vem mudando. Hoje, por meio da tecnologia, conseguimos obter resultados mais completos da forma como os condutores atuam”, disse.

 

Grupo JCA homenageou motoristas (Divulgação)

Richarte disse que essa nova roupagem do Programa promoveu um padrão atualizado de dirigibilidade, com uma mudança de cultura no Grupo para que os motoristas se enquadrem a tudo o que é determinado para se obter os resultados positivos dentro da operação. “Adotamos a telemetria em nossos ônibus para uma comparação do padrão de cada rota, onde os motoristas são avaliados e informados sobre a conduta de cada profissional. É uma forma de inserir o motorista nesse conceito em que a segurança é determinante”.

 

O coordenador do Grupo JCA explicou, também, que a telemetria usada nas operações é resultado do desenvolvimento próprio, como forma de se obter o que é demandado no escopo do programa. “Trata-se de um produto JCA, que desenvolvemos para ser adequado a todos os modelos de chassis que operamos. Criamos, em parceria com uma empresa chamada Mova, uma ferramenta com recursos para ser moldada naquilo que precisávamos em termos das nossas necessidades. É uma tecnologia disruptiva que não é encontrada no mercado e 100% de nossos ônibus rodoviários e de fretamento já estão equipados com ela”, ressaltou Richarte.

 

 

E, a evolução da tecnologia para ajudar na excelência operacional não para. Segundo Richarte, o uso de outras ferramentas, como aplicativo que permite ao motorista avaliar o histórico das viagens, a sua condução e a sua performance, sendo muito claras as metas a serem atingidas, com orientações para que o profissional alcance seus objetivos, tem presença garantida nas ações do Grupo. “Além da própria tecnologia, todos os nossos motoristas evoluíram em termos de desempenho, condução segura, redução no excesso de velocidade e economia de combustível. Isso representa viagens com segurança, menor desgaste dos veículos e profissionais engajados com a causa. Destaco que todos os nossos motoristas evoluíram 12% desde 2022 em relação à dirigibilidade. Estamos confiantes que seguimos o caminho certo”, afirmou.

 

Dos 50 motoristas que se destacaram no ano passado, seis alcançaram o pódio, sendo premiados com uma quantia em dinheiro. O primeiro colocado, José Pinto Cunha, com 60 anos e 10 anos de atuação na empresa do Grupo, a Catarinense, comentou que o foco é o principal aspecto para a obtenção desse reconhecimento. “Para ser um profissional qualificado é preciso muito trabalho, tem que batalhar para fazer o melhor, manter um padrão de condução. Nisso, a presença do instrutor, também, é fundamentar para conhecermos e utilizarmos o melhor da tecnologia a nosso favor. Nestes 37 anos de condução que tenho, já operei muitos veículos, de diversos níveis de configuração, sempre realizando uma condução segura”, salientou.

 

Cabe um destaque no momento do agradecimento dos condutores ao receberem seus prêmios, com a demonstração de gratidão aos instrutores. Fernando da Silva Oliveira, com 13 anos de Grupo JCA, sendo três na função de instrução, afirmou que é gratificante poder participar desse reconhecimento, contribuindo com a formação desses motoristas que buscam ser os melhores a cada ano.

 

Os seis motoristas que receberam a premiação foram: Jose Pinto Cunha, Ouro; Paulo Marcos dos Santos, Prata; Andre Ferreira da Silva, Bronze; Ricardo Dias de Oliveira, Bronze; Clailson Barbin, Bronze; e Luis Carlos Kuriya, Bronze.

 

João Richarte chamou a atenção sobre a valorização do profissional que, em muitos momentos, é o único representante do Grupo junto a operação, enfrentando todos os dias os desafios nos serviços em que atuam. “Tenho que destacar que o reconhecimento aos nossos motoristas que levam no peito a nossa marca e pela dedicação com que operam os veículos, é muito gratificante e importante em nossa história”.

 

Publicado por: Antonio Ferro

11 de agosto de 2025