Nós usamos cookies
Este site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação.
Qual a importância de trabalhar a inteligência emocional em uma empresa de transportes? Como isso pode afetar o dia a dia dos funcionários e administradores da companhia? Essas são algumas perguntas que Rogério Cerqueira Vieira, gerente administrativo das empresas Viação Praia Sol e Vereda Transporte, de Vila Velha, no Espírito Santo, pretende responder.
Com o livro “As emoções definem o nosso jeito de trabalhar”, o executivo busca explicar como a construção de um ambiente de trabalho saudável pode ajudar na saúde mental de funcionários e na melhor tomada de decisões para as empresas.
A ideia de produzir a publicação veio de sua experiência como psicanalista e das observações feitas durante seus trabalhos no setor de transportes. Porém, isso foi possível pela valiosa ajuda e apoio de companheiros de trabalho e da família.
“Tive muitas as experiências positivas durante meu trabalho como psicanalista nos primeiros anos na empresa e fui muito incentivado pelo diretor em exercício na época, Hamilton Junior, a compartilhar sobre a importância do cuidado da saúde mental no ambiente de trabalho. Foi fundamental todo o apoio e motivação da minha esposa, Claudia, e dos meus filhos, Mariana e Daniel, em todo o processo de construção do livro”, explicou Rogério.
O trabalho, porém, exigiu muita dedicação do autor e muito tempo destinado para a à pesquisa do tema, tendo de equilibrar isso com o trabalho diário na empresa de transporte.
“Tive que lidar com uma rotina pesada para conciliar horário de trabalho, pesquisa e escrita por quase um ano e meio, e isso me custou muitas madrugadas e períodos inteiros de férias em que, muitas vezes, me dedicava das 5 horas da madrugada até as 22 horas. É como escalar uma grande montanha de caminhos íngremes e sinuosos e depois contemplar a vastidão do horizonte, abraçado por um vento refrescante. Eu faria tudo novamente”, comemorou.
Aplicações práticas
Rogério busca mostrar formas de trabalhar o ambiente emocional em uma empresa de transportes e, para ele, o primeiro passo é criar um clima organizacional propício ao alcance dos objetivos.
Uma das primeiras medidas é proporcionar acesso e incentivo aos funcionários e familiares para terem acesso a profissionais de saúde mental, dentro ou fora da empresa.
“É necessário considerar a complexidade do ser humano no espaço de trabalho e criar um ambiente para as pessoas expressarem sua humanidade em relação aos enfrentamentos da vida profissional e receberem ajuda. As empresas só precisam dar oportunidade de os funcionários terem acesso a profissionais da saúde mental, na própria instituição, como aconteceu comigo, que atendia em tempo integral a funcionários e seus familiares, ou, então, por meio de parcerias com outras instituições”, explicou.
Por parecer fácil, algumas empresas ainda descuidam do emocional dos funcionários, o que pode ser um grande problema na administração do dia a dia, com pessoas desmotivadas e decisões equivocadas.
Em seu livro, Rogério chama esse movimento de “autos sabotagem organizada”, em que a própria empresa pode comprometer sua estrutura.
“Os problemas emocionais, quando não identificados e tratados, podem fazer profissionais outrora excelentes perderem vigor, lealdade, senso ético e profissional, e outras virtudes”, afirma o autor.
Controle de emoções nas decisões
No livro, o autor também afirma que as empresas precisam trabalhar o emocional na hora de tomar decisões importantes. Por se tratar de algo natural, muitas vezes algumas medidas importantes para a empresa podem estar envoltas não apenas no racional.
A publicação trata desse aspecto das empresas, abordando formas de mitigar os efeitos dos impulsos emocionais que podem atrapalhar alguma decisão importante.
”A proposta é exatamente mostrar que, mesmo não percebendo, existem fatores subjetivos que interferem nas pequenas e grandes decisões e determinam os rumos e os resultados de uma empresa. Não temos dificuldades de obedecer a esses impulsos originados do mais profundo do nosso ser, mas sentimos dificuldades de reconhecê-los e de administrá-los à luz da razão, de modo que possamos discernir entre nossos anseios e medos particulares e o profissionalismo”, concluiu.
BOX
Serviço:
Livro: As emoções definem o nosso jeito de trabalhar
Autor: Rogério Cerqueira Vieira
Como comprar: via e-mail – rogeriopsicanalista@gmail.com
Preço R$ 38,00 + taxa de correio – R$ 9,00 = R$ 47,00
Publicado por: 33
12 de abril de 2023
Vamos manter você atualizado. Cadastre seu melhor email e receba nossas noticias e novidades.
© 2024 + Ônibus. Todos os direitos reservados.
Powered by Chilli360
Este site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação.