Cidade verde

Atibaia é reconhecida com o selo Cidade Verde por destaque em práticas ambientais no transporte

Atibaia é reconhecida com o selo Cidade Verde por destaque em práticas ambientais no transporte

Certificação foi entregue nesta sexta-feira (16), em cerimônia no SEST SENAT, e reforça o compromisso do município com sustentabilidade e qualidade do ar

 

A cidade de Atibaia recebeu nesta sexta-feira (16) o selo Cidade Verde, concedido pela Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo (FETPESP). A certificação reconhece os municípios que se destacam em práticas ambientais no setor de transporte coletivo. Atibaia obteve 98,69% de aprovação na Avaliação Veicular Ambiental realizada em 228 veículos, número esse que contempla frotas municipais, intermunicipais e de fretamento.

 

“Quando uma cidade recebe o selo Cidade Verde, ela demonstra comprometimento com a saúde da população e a preservação ambiental. Reduzir as emissões de poluentes impacta diretamente na qualidade do ar e no controle de doenças respiratórias. Atibaia torna-se exemplo ao mostrar que é possível aliar desenvolvimento à responsabilidade socioambiental”, afirma Anderson Oliveira, gerente executivo da FETPESP e coordenador estadual do Programa Despoluir.

 

A certificação integra o Programa Ambiental do Transporte – Despoluir, realizado pela FETPESP em parceria com a Confederação Nacional do Transporte (CNT) e o SEST SENAT. Lançado em 2021, o selo foi entregue pela primeira vez à cidade de Araraquara e, desde então, contempla outros municípios como São José do Rio Preto, Bauru, Piracicaba, Mogi das Cruzes, São Vicente, Guarujá, Cubatão, Bertioga, Praia Grande, Santos e Peruíbe.

 

“Atibaia sempre se destacou pela qualidade do ar e cuidado com o meio ambiente. O selo Cidade Verde reforça esse compromisso e também reconhece o esforço das empresas de transporte que mantêm seus veículos em conformidade. Para o SEST SENAT, sediar essa entrega é motivo de orgulho, pois nossas ações formativas estão diretamente ligadas à condução responsável e à redução da poluição”, conclui Frederico Ponchon Bernard Gil, gestor da unidade do SEST SENAT de Atibaia.

 

O evento de entrega ocorreu na unidade do SEST SENAT no bairro Caetetuba e contou com a presença de autoridades municipais e representantes do setor de transportes. Estiveram presentes o secretário de Mobilidade e Planejamento Urbano, Paulo Henrique de Souza Rocha; o chefe da Divisão de Transportes Públicos, Cleber Alves dos Santos; e o chefe da Divisão de Fiscalização dos Transportes Públicos, José Eduardo de Freitas.

Com a certificação, Atibaia integra o grupo de cidades paulistas que adotam políticas consistentes de mobilidade urbana sustentável e se consolida como referência em gestão ambiental no transporte coletivo.

 

 

 

Sobre a FETPESP: Constituída em 08 de dezembro de 2014, a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo – FETPESP integra o sistema confederativo da organização sindical, sendo reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego como entidade de grau superior, sua existência congrega 09 (nove) sindicatos filiados pelo Estado, sobre os quais possui a responsabilidade de coordenação, proteção e representação da categoria econômica das empresas operadoras se serviços públicos de transporte de passageiros rodoviários, internacionais, interestaduais, intermunicipais e suburbanos, metropolitanos e urbanos, defendendo seus direitos e interesses legítimos perante órgãos públicos e privados, setor judiciário e demais entidades pertencentes e coexistentes a prestação dos serviços.

 

Situada no coração econômico do país, a cidade de São Paulo é filiada à Confederação Nacional de Transportes – CNT e através de parceiros e entidades do setor como o SEST/SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), provém uma série de programas que beneficiam empresas pertencentes ao setor.

 

Seus programas e projetos são destinados a empresas do setor que buscam através da afiliação aos sindicados e entidades do setor ampliar seus resultados além de levar para suas empresas as melhores práticas.

 

Publicado por: Revista Sou + Ônibus

19 de maio de 2025