Notícias

Aplicativos ignoram proibição de serviço de mototáxi em Campinas

Aplicativos ignoram proibição de serviço de mototáxi em Campinas

Apesar da proibição do serviço na cidade de Campinas, os serviços de aplicativos de passageiros continuam a oferecer, de forma clandestina, viagens de mototáxi pelo município.

 

A denúncia foi realizada pelo jornal Correio Popular, que realizou viagens por esse modelo utilizando duas empresas de aplicativos diferentes, sem nenhum tipo de fiscalização, controle ou regras.

 

Segundo a reportagem, nem mesmo os limites de velocidades são respeitados e os motoristas acabam aceitando as sugestões dos passageiros, colocando em risco a vida das pessoas em seu caminho.

 

Três anos atrás, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) obteve uma liminar na 2a Vara da Fazenda Pública para proibir a circulação de mototáxis no município, com a estipulação de uma multa diária de R$ 2 mil para as empresas que infringissem as regras.

 

Os números mostram como essa modalidade pode ser problemática pois, das 144 mortes registradas em campinas durante todo o ano de 2022, 67 envolveram motocicletas, ou seja, quase metade dos óbitos.

 

Esse tipo de serviço de transporte já é proibido em algumas cidades do Brasil, como em São Paulo e no Rio de Janeiro.

 

Campanha Nacional alerta para riscos do mototáxi

 

Para conscientizar a população para a utilização do transporte público regular, a FETPESP e NTU, com o apoio da CNT, promove a campanha “Sua segurança não pode ser passageira. Vá de ônibus”.

 

E em defesa do uso do transporte público regular e seguro aos passageiros que a FETPESP – Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo e a NTU – Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, com apoio da CNT – Confederação Nacional do Transporte se uniram para lançar, nesta sexta-feira, 03 de junho, a campanha nacional “Sua segurança não pode ser passageira. Vá de ônibus”.

 

Leia a matéria: clique aqui

 

Com um plano de mídia abrangente, a campanha terá cartazes, banner, outdoor, spots, mídia digital para redes sociais e um vídeo que serão colocados à disposição das empresas operadoras e entidades associadas à FETPESP e à NTU, para veiculação local, por meio de um site criado especialmente para essa finalidade. De acordo com as entidades que assinam a campanha, o desafio é conscientizar os passageiros sobre as escolhas que devem ser feitas e seus riscos, e os benefícios oferecidos pelo transporte público regular de passageiros – o ônibus urbano é o modo de transporte mais seguro que existe.

 

Acesso as peças da campanha através do link: segurancanaoepassageira.com.br

Publicado por: 33

14 de março de 2023