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1º Prêmio FETPESP de Comunicação promoveu o setor entre os comunicadores

1º Prêmio FETPESP de Comunicação promoveu o setor entre os comunicadores

Evento distribuiu R$ 180 mil em prêmios e aproximou o transporte de passageiros dos profissionais e estudantes de comunicação

 

A iniciativa de premiar os trabalhos dos comunicadores que contam a história do transporte de passageiros nasceu predestinada a ser um sucesso, não somente pelo trabalho desenvolvido pela idealizadora, a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo (FETPESP), mas também pela diversidade, relevância e qualidade dos trabalhos apresentados em quase 150 inscrições.

 

Milton Jung e o presidente Mauro Herszkowicz (Fotos: Divulgação FETPESP)

 

 

O “1° Prêmio FETPESP de Comunicação – Movendo Ideias, Celebrando Talentos!”, que prestigiou e incentivou os trabalhos jornalísticos e de comunicação que contribuam significativamente para o avanço, a promoção e a valorização do setor de transportes de passageiros no estado de São Paulo e abre as comemorações dos 10 anos da FETPESP.

 

A cerimônia, que distribuiu R$ 180 mil em prêmios, aconteceu dia 27 de junho, em São Paulo (SP), reunindo comunicadores e empresários.

 

“Com essa iniciativa, a FETPESP quer contribuir para o aprimoramento do setor, promovendo a inovação, a acessibilidade, a sustentabilidade e o senso de comunidade. Diante disso, ficamos felizes em celebrar os trabalhos realizados pelos comunicadores, que ajudam muito a transformar o setor de Transportes de Passageiros no estado de São Paulo”, afirma o presidente da FETPESP, Mauro Herszkowicz.

 

 

Para Márcia Pinna, da OTM Editora, o prêmio contribui positivamente para o setor. “A criação do Prêmio FETPESP de Comunicação é uma ação muito importante, tanto para as empresas quanto para os profissionais de comunicação. É uma forma de estimular e reconhecer produção de conteúdo de qualidade sobre o setor, trazendo mais transparência e confiabilidade”, disse ela.

 

“Nosso setor é carente de uma comunicação efetiva, principalmente entre empresas e clientes e acredito que ações desse tipo podem fomentar o entendimento da importância de ouvir opiniões, tratar das adversidades e principalmente saber da importância de opinar em quaisquer assuntos”, afirma o comunicador Fábio Trindade (Parceiros do Transporte).

 

 

 

Voz e vez também aos estudantes

 

O jornalista, radialista e palestrante Milton Jung foi o cerimonialista, conduzindo a noite no JK Boulevard. “Achei muito especial o prêmio olhar para os estudantes. Geralmente, os prêmios não olham para eles. O [1º] Prêmio [FETPESP] já é especial por isso, além de alertar os comunicadores para que eles prestem mais atenção ao transporte”, disse Jung à Sou + Ônibus.

 

 

A primeira edição do Prêmio FETPESP de Comunicação teve como patrocinador o Sistema Transporte (CNT, SEST SENAT e ITL) e contou com o apoio institucional da Prodata Mobility Brasil, da CAIO e da Mercedes-Benz Brasil.

 

O jornalista Antonio Ferro, da revista AutoBus, figurou entre os finalistas da categoria Internet. Ele comentou sobre a sensação de estar entre o seleto grupo. “Na primeira edição de um prêmio tão importante, relativo à mobilidade, ser reconhecido é muito bom, uma satisfação muito grande que vem a coroar o meu trabalho. São 14 anos de revista AutoBus. Este é um tema tão importante quanto saúde, segurança”, disse ele. “Sem o transporte, a sociedade não se desenvolve”, concluiu.

 

 

 

Júri e premiações

 

Os trabalhos inscritos foram avaliados por um júri composto por profissionais de reconhecida competência e expertise em Comunicação e Jornalismo na área de Transportes de Passageiros. Os jurados desta primeira edição do prêmio foram: Raissa Santos Cruz; Livia Cerezoli de Castro; Marli Cunha Gonçalves; Ulisses Lacava Bigaton; e o time de marketing da CAIO, Tânia Pires de Souza e Mônica Quemel.

 

“Esse é o caminho que o setor tem que traçar, porque a comunicação é um dos pilares do bom serviço que o transporte presta à população. Que venham outros prêmios para que possamos valorizar o que é feito dentro dos trabalhos de comunicação voltados ao transporte. Espero que seja a primeira edição de muitas”, afirma o jornalista Ulisses Lacava, especialista em Comunicação no setor.

 

A avaliação foi baseada nos critérios de relevância, qualidade jornalística ou comunicação, originalidade, abordagem, precisão das informações, impacto na

sociedade e contribuição para o setor de transportes de passageiros.

 

Foram premiados os três primeiros colocados de cada categoria, conforme os

seguintes critérios:

  • Primeiro colocado: prêmio de R$ 20.000,00, troféu e certificado.
  • Segundo colocado: prêmio de R$ 10.000,00, troféu e certificado.
  • Terceiro colocado: troféu e certificado.

 

O jornalista Adamo Bazani, finalista na categoria Internet, também enalteceu a iniciativa da FETPESP. “Um prêmio como esse mostra como é importante essa iniciativa para aproximar o setor dos jornalistas. Para mim, foram dois prêmios esta noite, primeiro o prêmio em si, [e] o segundo prêmio que eu recebi hoje foi ter reencontrado o Milton Jung, que considero o pai do Diário do Transporte”, disse ele.

 

Ambos, Jung e Bazani, foram colegas na Rádio CBN e puderam se reencontrar. Bazani contou como Jung o ajudou a idealizar o site do qual hoje é editor e se tornou referência no transporte. “Tive um acidente de trânsito e o Milton me abriu espaço para contar essa história e me motivou a montar o site que falasse do setor, e deu certo”, finalizou Bazani.

 

Paulo Reis, da EMTU (Foto: Divulgação FETPESP)

Para o gerente de marketing da EMTU, Paulo Reis, que juntamente com a coordenadora Rosemeire Sakamoto foram os idealizadores do Programa Gira Livro, uma ação instituicional da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, o prêmio contribui para a promoção do transporte de passageiros.

“Sem dúvida, essa premiação é um marco no setor de comunicação de transporte de passageiros. Reconhecemos a importância da comunicação eficiente, especialmente neste setor que lida com a mobilidade de milhões de pessoas diariamente. Nosso objetivo é informar com responsabilidade social e atender às necessidades dos passageiros. Premiações como essa elevam o padrão do setor. Parabenizamos a FETPESP e os patrocinadores por apoiarem uma iniciativa tão valiosa”, disse Paulo.

 

“Ficamos extremamente orgulhosos de vencer com o Programa Gira Livro, que já distribuiu cerca de 50 mil exemplares em seus oito anos de existência. Nosso principal negócio é oferecer transporte de qualidade, mas acreditamos que podemos agregar mais valor aos trajetos, como fazemos com este projeto que promove cultura, conhecimento e leitura. Agradecemos profundamente aos nossos parceiros e passageiros que participam doando ou levando um livro para casa”, finalizou

O programa Gira Livro ficou em 2º Lugar na Categoria Ação Institucional.

 

Ganhadores

Confira a lista dos ganhadores de cada categoria:

 

Categoria Ação Institucional

 

 

  • 1º lugar: Cilene Cabral – Campanha “Todos colaboram, todos viajam melhor” – SPTrans;
  • 2º lugar: Rosemeire Zilio Sakamoto e Paulo Reis (EMTU) – Programa “Gira Livro EMTU”;
  • 3º lugar: Luciana Maria Lisboa Herszkowicz Harari (Paraty Mobilidade) – Campanha “Girobus – ônibus itinerante da Paraty Mobilidade”.

 

Categoria Campanha Publicitária

 

  • 1º lugar: Roberto Sganzerla (PróUrbano e RP Mobi) – Campanha “É coletivo, é para você – PróUrbano e RP Mobi”;
  • 2º lugar: Fernanda do Couto Araújo (Viação Cometa) – Campanha “Rebranding Viação Cometa”;
  • 3º lugar: Murillo da Silva Fonseca (Radial Transporte) – Campanha “Mulheres na Radial Transporte”.

 

Categoria Jornalismo

 

 

 

  • 1º lugar: Bruno Azevedo (TV Globo) – Matéria “Tecnologia e Mobilidade”;
  • 2º lugar: Rone Fabio Carvalho Junior (Diário da Região) – Matéria “Pelo
  • direito de ir e vir”;
  • 3º lugar: Rone Fabio Carvalho Junior (Diário da Região) – Matéria “Em busca da mobilidade sustentável”.

 

Categoria Estudante

 

 

  • 1º lugar: Nicolas Souza Jacomelli (Faculdade Cásper Líbero) – matéria “Mobilidade Urbana no pós-pandemia em SP”;
  • 2º lugar: Caio Innocencio Cornachini (Faculdade Cásper Líbero) – matéria “Tarifa zero nos ônibus de São Paulo para pessoas de baixa renda”;
  • 3º lugar: Nahaly Cristini da Silva Santos (FAPCOM) – matéria “Os desafios do TDAH: existo, mas não sou visto”.

 

Categoria Internet

 

 

  • 1º lugar: João Kerr Guimarães Bidetti (Global ESG) – matéria “Corrupção e planejamento falho são obstáculos à mobilidade sustentável”;
  • 2º lugar: Adamo Alonso Bazani (Diário do Transporte) – entrevista “Não existe protocolo para combater incêndio em ônibus elétricos e Bombeiros de SP se preocupam com aumento de frota”;
  • 3º lugar: Antonio Ferro (Revista Autobus) – matéria “BRT, a velocidade que o ônibus urbano precisa”.

 

Categoria Podcast

 

 

  • 1º lugar: Luiz Henrique Gonçalves Romagnoli (Podcast do Transporte) – Programa “Mulheres do Transporte no Podcast do Transporte”;
  • 2º lugar: Luiz Henrique Gonçalves Romagnoli (Podcast do Transporte) – Programa “Podcast do transporte: série de matérias sobre eletrificação, com ênfase em São Paulo, capital”;
  • 3º lugar: Rogério Furlan de Souza (Rádio Gazeta Online) – programa especial “Mobilidade urbana: um assunto que vai além do ir e vir de uma população!”.

 

 

Publicado por: Marcelo Valladão

2 de agosto de 2024